PORTAL CIPRA
Menu mobile
Início
Notícias
Discursos
Galeria
Imagens
Vídeos
PT
EN
FR
ES
Notícia
Educação e Ensino |
17-07-2024 21:30:17
| Fonte: CIPRA
A PARTIR DESTE ANO
Executivo implementa Programa de Doutoramento em Metodologia de Ensino Primário
<p>O Executivo vai implementar, a partir deste ano, o Programa de Doutoramento em Metodologia de Ensino Primário no Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela, anunciou esta quarta-feira, 17 de Julho, o director do Gabinete de Quadros do Presidente da República, Edson Barreto.<br><br>Ao discursar na cerimónia de Outorga de Diplomas a 26 mestres e encerramento do 2.º Curso de Mestrado em Metodologia de Educação de Infância, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED-Huíla), na cidade do Lubango, província da Huíla, Edson Barretos disse que a implementação do referido programa resulta de uma parceria entre o Gabinete de Quadros e o Instituto Camões.<br><br>Na sua intervenção, enalteceu a cooperação entre Angola e Portugal, através do Instituto Camões e da Universidade de Aveiro, resultante do Memorando de Entendimento rubricado entre os dois Estados, em Novembro de 2018, aquando da visita do Presidente João Lourenço ao país europeu, no domínio da formação e gestão do pessoal docente.<br><br>O director do Gabinete de Quadros do Presidente da República elucidou os recém-formados para as suas responsabilidades futuras, tendo em conta a necessidade de se garantir a optimização da formação nas suas áreas específicas, de modo a produzir mudanças qualitativas no modo de ensinar e aprender.<br><br>Os 26 mestres, dos quais sete mulheres, com idades entre 25 e 35 anos, actuam como professores do Ensino Pré-Escolar e Primário, e da Língua Portuguesa no Ensino Secundário e são oriundos das províncias do Uíge, Lunda-Norte, Bié, Huíla, Luanda, Cuanza-Sul, Namibe e Cuando Cubango.<br><br>Ao dirigir-se aos formandos, o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi Dala, disse que os novos mestres são fundamentais para o desenvolvimento. “Vocês, não ensinam apenas, mas também inspiram, orientam e transformam vidas. O vosso papel vai muito além da sala de aula, influenciam positivamente as trajectórias futuras de tantas crianças”.<br><br>O secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio da Silva, sublinhou que o Programa Nacional de Formação e Gestão de Pessoal Docente e o consequente regime jurídico para a formação inicial de educadores de infância e professores, para os ensinos primário e secundário, abriram uma nova era e criaram um outro paradigma na formação de professores em Angola.<br><br>“Já temos muitos doutores, mestres, professores altamente qualificados, mas ainda não uma verdadeira comunidade de profissionais das ciências da educação. Temos que trabalhar para isso. E este é o desafio que lanço (…), para a produção de conhecimento na investigação científica e na construção desta comunidade das ciências da educação de que Angola precisa”, sublinhou.<br><br>Por sua vez, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Ensino Primário, Pacheco Francisco, ressaltou que a Educação e o Ensino exigem condições especiais para que possam ocorrer as mudanças que humanizam e desenvolvem a criança e o jovem, objectos da acção educativa. Por esta razão, acrescenta, é pertinente a formação rigorosa do pessoal docente.<br><br>“Estamos a colher os frutos da árvore que o Executivo plantou ao decidir pela aprovação do Plano Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente através do Decreto Presidencial n.º 205/18, de 3 de Setembro”, afirmou.<br><br>O vice-reitor da Universidade de Aveiro para Cooperação Universidade-Sociedade, João Veloso, que também marcou presença no evento, reforçou o empenho e o forte compromisso da sua instituição em colaborar “no notável esforço” que está a ser feito pelo Governo de Angola no âmbito do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente. “Estaremos disponíveis, como sempre estivemos”, acrescentou.</p><p>Em representação dos recém-formados, Arlete Ecundi encorajou o Governo a continuar a implementar formações em metodologias específicas de ensino e a alargar a outras províncias, de modo a facilitar o acesso de professores a estes programas. <br><br>O Curso de Mestrado em Metodologias Específicas de Ensino consiste em assegurar que, de acordo com as necessidades quantitativas e qualitativas do sistema educativo, as funções docentes na Educação Pré-Escolar, no Ensino Primário e em cada disciplina do I e II ciclos do Ensino Secundário, sejam implementadas em cada província por professores cada vez mais qualificados e à altura dos tempos e dos desafios do país.</p>